Open Zeebo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FAQ - Leia antes de postar!

+2
dinhoin
TripleOxygen
6 participantes

Ir para baixo

FAQ - Leia antes de postar! Empty FAQ - Leia antes de postar!

Mensagem por TripleOxygen Qua 02 Fev 2011, 20:04

Caso precisem de informações complementares, definições ou instruções, acessem o Wiki.
O link está no topo da página.


Geral

  1. O que é o OpenZeebo?
    Projeto com a finalidade de centralizar e criar informações para tornar o console Zeebo da Zeebo Inc./Tectoy uma plataforma um pouco mais aberta e que possa ser melhor utilizada pelo seu usuário.

  2. Quais os objetivos do projeto?
    A idéia central é viabilizar meios para execução de homebrew no console e o possível uso de outro SO no console. E, devido aos avanços alcançados, o projeto agora também é um esforço para documentar ao máximo a plataforma.

  3. O que é possível fazer no Zeebo até então?
    Usar o modo download para executar código na plataforma, remover o licenciamento do BREW para homebrews, alterar todos os bootloaders, e já existe um port inicial do kernel do Linux para a plataforma.

  4. Quais as pesquisas atuais?
    Meios de ativar a porta de diagnóstico sem usar JTAG e port do kernel do Linux para o hardware do Z (e possivelmente, Android).


Perguntas gerais

  1. Quem o fabrica?
    A Longcheer Holdings Ltd., empresa de origem chinesa que fabrica aparelhos celulares e soluções de telefonia.

  2. É possível fazer overclock?
    Sim. No BREW envolveria alterações no código do SO enquanto em um possível SO alternativo, seria um processo bem mais fácil.

  3. Até quanto poderia aumentar o clock?
    Alguns celulares equipados com a mesma CPU tiveram aumento de +150MHz no clock principal do ARM11 (padrão em 528 MHz) e funcionaram enquanto conectado ao carregador, mas atingindo clocks menores quando só na bateria. Considerando que o Zeebo está sempre alimentado por uma fonte externa, poderíamos alcançar clocks maiores. Mas isso depende de vários fatores, até mesmo do lote da CPU, fazendo com que o teto varie de Zeebo para Zeebo.

  4. Já foi feito algum teste neste sentido?
    No BREW não, no Linux, sim.

  5. O BREW suporta Java?
    A CPU tem extensões Jazelle (tecnologia que conta com aceleração em hardware) e existe JVM para BREW (tanto com o dedo da Qualcomm como solução comercial). Mas só deve existir por BDS, ou seja, a operadora que vende o celular (ou o Z, no caso) oferecer pelo MobileShop. E o Z não vem com a JVM de fábrica.

  6. O BREW suporta Flash?
    Existe o Flash Lite, mas sua obtenção e implementação é improvável, pois depende de licenciamentos e burocracia que a Zeebo Inc. nunca fará.

  7. Vai programar alguma coisa para o BREW?
    Não.

  8. Por que não?
    BREW stinks. :-P

  9. É possível emular o Zeebo e rodar seus jogos no PC?
    Sim, por que não!?

  10. Posso rodar música ou vídeo no Zeebo?
    Sim, o Zeebo vem com o player padrão do BREW instalado, e por ele é possível a reprodução de alguns formatos. É um player simples, para uso casual.

  11. Como faço para ter acesso a este player?
    Você precisa de acesso ao Appmgr. Veja a próxima pergunta.

  12. Como faço para ter acesso ao Appmgr?
    É necessário alterar o aplicativo padrão do Zeebo, tirando a Z-Wheel e configurando o Appmgr. Para isso, a porta de diagnóstico deve estar ativada.

  13. Como ativo a porta de diagnóstico?
    Via JTAG. Depois de ativá-la pela primeira vez e ter acesso ao sistema de arquivos do Z, você pode obter a 61u.key do console, e usá-la para ativar a porta futuramente sem precisar de JTAG.

  14. Como consigo a 61u.key?
    Usando a interface JTAG para ativar a porta de diagnóstico e consequentemente, ler o arquivo do sistema de arquivos do Z. Esta é única maneira disponível atualmente.

  15. Não é possível gerar esta 61u.key?
    Não, o algoritmo é desconhecido, assim como quais dados entrariam no seu cálculo.

  16. Usar a interface JTAG danifica o console?
    Não. Caso não tenha experiência com solda e precisa soldar fios nos terminais da interface, pode ocorrer de danificá-los, pois são bastante frágeis.

  17. Usar a interface JTAG apaga meus jogos?
    Não.

  18. Usar a interface JTAG faz meu console perder a garantia?
    Sim.

  19. A Tectoy pode saber se estou usando a interface JTAG?
    Veja a pergunta "Até que ponto a Tectoy tem controle sobre os Zeebos?".

  20. Mas não quero abrir meu console/não tenho cabo JTAG. Como faço?
    Por enquanto não é possível por outros meios.

  21. É certeza que conseguirá criar um meio de acessar o Appmgr sem o uso de JTAG?
    Infelizmente não. O Zeebo oferece poucos pontos de interação com o mundo externo onde o usuário pode inserir alguma forma de informação nele. Isso dificulta acharmos pontos que nos permita ganhar acesso. Depois de vários meses de pesquisa, é bem improvável que seja possível.

  22. Mas eu quero um jeito fácil, por cartão ou pen-drive!
    Não sou eu que digo ou escolho o método. Pode simplesmente ser impossível. Se for possível e conseguirmos achar como, será publicado.

  23. Homebrew já é possível?
    Sim.

  24. Como faço para rodar meu próprio jogo/app no console?
    Munido de um cabo/dongle JTAG, siga os passo no wiki.

  25. A Tectoy pode consertar isso e remover a capacidade de rodar os apps?
    Veja a pergunta "Até que ponto a Tectoy tem controle sobre os Zeebos?".

  26. A Tectoy saberá que estou rodando homebrews?
    O relatório que o console manda só contempla os jogos ou apps que estão cadastrados na Z-Wheel. Se você só mantê-lo pelo Appmgr, não há risco deles saberem.

  27. Mas ele podem atualizar o Zeebo App para detectar os homebrews?
    Sim, se eles passarem a listar os aplicativos instalados, então poderão saber.

  28. Será possível, ainda sim, evitar isso?
    Se você está rodando homebrew, então tem meios para alterar a RAM. Desse modo, podemos fazer uma modificação on-the-fly na Z-Wheel para desativar o envio do relatório.

  29. Posso fazer backup dos saves dos jogos?
    Os jogos guardam as informações nas respectivas pastas "udata", que podem ser copiados para outro lugar e depois restaurados para o console.

  30. Posso fazer backup dos jogos/apps?
    Contando que você restaure no mesmo console, sim.

  31. Posso copiar jogos entre Zeebos?
    Não, e mesmo que seja possível, você não verá isto aqui.

  32. Posso copiar saves entre Zeebos?
    Sim.

  33. Posso modificar algum jogo/app?
    Os dados sim, o executável não. Bem, para o executável: a menos que use a modificação de homebrew.

  34. Posso modificar a interface inicial, Z-Wheel, Zeebo App?
    Sim. As imagens, sons, música, catálogo de jogos disponíveis, textos, ...

  35. Qual o PIN do SIM Card no Zeebo?
    Cada Zeebo tem o seu.

  36. O que acontece se colocar o SIM card do Zeebo em um celular?
    Configurando o ponto de acesso da Tectoy (parâmetros encontrados no flixfile.dat), o único site que consegui acessar foi o do Zeebo. Provavelmente configurando o proxy usado pelo Opera te dará acesso aos outros sites autorizados pela Zeebo Inc. Não é possível fazer ligações nem enviar mensagens.

  37. O que acontece se colocar um outro SIM card no Zeebo?
    Configurando o ponto de acesso e PIN no flixfile.dat relativos ao SIM que você está inserindo, você pode usar a conexão de dados e navegar pelo Opera, porém sobre as mesmas restrições de sites. Acessar a ZeeboNet/Shop funciona normalmente. Há relatos que apenas trocar o SIM, sem alterar as configurações de APN também funcionam.

  38. Posso expandir a memória interna do console (além da eNAND de 1GB)?
    Provavelmente sim, mas muito complicado. A eNAND usa uma interface MMC, por isso um cartão MMC ou SD no lugar da eNAND pode funcionar. Os limites de tamanho são desconhecidos.

  39. Os jogos tem realmente o tamanho que é apresentado na Z-Wheel?
    Alguns não. O BREW só contabiliza os arquivos que estão na pasta do jogo (/mod/jogo_id). Se ele manter arquivos fora desta pasta, não entra no total que é apresentado. Exemplo de jogos que fazem isso: Prey 2 Evil, Quake I e II, NFS.

  40. Até que ponto a Tectoy tem controle sobre os Zeebos?
    Acredito que pouco controle. A implementação do SO e aplicações internas do console aparentemente não tiveram participação nenhuma da Zeebo Inc./Tectoy. As atualizações OTA podem incluir componentes críticos do sistema, mas até onde pude perceber, as atualizações vindas da Tectoy são apenas da interface (Z-Wheel) e de assets, que são imagens, sons, slides, informações e fotos de jogos do catálogo, ... Desse modo, é provável que ela não possa obter informações privilegiadas do console e nem modificar componentes do SO, até porque deveriam vir da Qualcomm primeiramente. Existe uma interface que o código da LCT (Longcheer) fornece, e talvez seja essa a única que a Z-Wheel use.

  41. A Tectoy sabe que jogos eu jogo?
    Sim, o console faz upload de um relatório com quais jogos foram jogados, juntamente com quantas vezes e horário de última execução.

  42. É verdade que na Z-Wheel tem uma opção de desligar o console? Posso tê-la?
    Sim, mas vem desativada. Basta ativá-la no arquivo de configuração da Z-Wheel.

  43. Mas você disse que esta opção não funciona corretamente.
    Nos testes iniciais, o comportamento da função estava indefinido, em um instante reiniciava o console, outro desligava e não ligava mais, até remover a alimentação. Porém, em novos testes, a função parece funcionar normalmente. É necessário confirmação em outro console.

  44. O que é o "Erro 01" ao ligar o console?
    Mau contato ou ausência do SIM card.

  45. Poderei rodar emuladores no Zeebo?
    Depende de onde. Para o BREW: se alguém portar, sim. Para Linux/Android: sim.

  46. Poderei emular o sistema XYZ?
    Complicado de saber por agora. Tente buscar por emuladores rodando em plataformas que empregam hardware parecido do Zeebo. Para cada SO e sistema que você achar, terá uma idéia.

  47. Linux/Android será possível no Zeebo?
    Provavelmente sim. Os bootloaders não são assinados, por isso podemos substituí-los por um próprio que carregue e execute o kernel.

  48. Quais as dificuldades atuais para rodar o Linux nele?
    É possível executar Linux no console, mas a interface de comunicação entre o ARM11 e o ARM9 (modem) não é documentada, já que o modem está preparado para comunicar com o BREW, enquanto as implementações existentes só sabem comunicar com modems já para Android ou Windows CE. Outro problema é o driver de TV, pois o driver atual está incompleto: não existe nenhum dispositivo com o mesmo SoC, rodando Linux/Android, que tenha uma saída de TV.

  49. E se der certo, poderei rodar do cartão?
    Isso dependerá do que conseguirmos fazer pelo cartão, da mesma maneira do que para homebrews.

  50. Poderei instalá-lo permanentemente no Zeebo?
    Tendo acesso aos bootloaders, sim.

  51. Poderei fazer dual-boot com o BREW?
    Muito cedo para dizer, provavelmente.

  52. Poderei usar a ZeeboNet dentro do Linux?
    Possível ou não, não trabalharemos neste item.

  53. Datas de release? Quando XYZ vai ficar pronto? Quando poderei rodar meus emuladores no Z?
    Sem previsões.

  54. Quais as implicações legais deste projeto?
    Partimos da idéia que o console é um produto que você comprou, pagou por ele, por isso detém direito sobre ele. Diferente de um serviço (como a ZeeboNet), que não é seu.
    Queremos focar todas as pesquisas para o Linux no Zeebo, pois o Linux é free e evitamos mexer em código da Qualcomm (BREW), Zeebo Inc. e Longcheer.

  55. As pesquisas andam muito lentas...
    Todos os que se interessam em pesquisar sobre o Zeebo fazem isso por diversão e nas horas que isso é possível. Ninguém está trabalhando/ganhando para isso. Ou seja, é "quando sobra tempo" e quando há ânimo.

  56. Mas o Zeebo é "fácil de hackear".
    Ao contrário do que muitos pensam, o Zeebo não é "fácil de hackear", pelo fato de ser um console da Tectoy ou "simples" como acreditam. O hardware foi desenhado pela LCT, baseado em projeto da Qualcomm, com componentes e software também da Qualcomm. Ou seja, de Tectoy só são itens irrelevantes para o OpenZeebo. A "batalha" do projeto para tornar o console mais amigável/aberto, então, é com a Qualcomm. O BREW, por exemplo, é bastante seguro, não havendo relatos de modificações ao ponto de permitir homebrews/códigos não assinados.



Update em 24/09/11:
Devido ao encerramento das atividades da Zeebo Inc. no Brasil, e posterior fechamento da ZeeboNet, o console perde cada vez mais força. Considerando que ainda não há meios de acessar o console sem usar JTAG, e este pode simplesmente não existir (o Z é uma piada sem graça Razz), 99,99% dos proprietários não terão como usufruir de nenhum avanço do projeto.
Com base no "desenrolar" da cena até o final do ano, saberemos se valerá a pena ou não continuar com o projeto, e em qual direção.


Última edição por TripleOxygen em Seg 26 Set 2011, 11:10, editado 8 vez(es) (Motivo da edição : typo; update)
TripleOxygen
TripleOxygen
Admin
Admin

Mensagens : 237
Data de inscrição : 31/01/2011
Localização : Stratosphere

http://www.tripleoxygen.net

Ir para o topo Ir para baixo

FAQ - Leia antes de postar! Empty Re: FAQ - Leia antes de postar!

Mensagem por dinhoin Qui 03 Fev 2011, 00:46

Muito legal isso!
Deve ter dado um trabalhão Razz
dinhoin
dinhoin
Membro

Mensagens : 63
Data de inscrição : 01/02/2011
Idade : 28
Localização : Gaia :D

Ir para o topo Ir para baixo

FAQ - Leia antes de postar! Empty Re: FAQ - Leia antes de postar!

Mensagem por STX Qui 03 Fev 2011, 11:08

excelente faq Very Happy
interessante que eles tem acesso ao relatorio do que é jogado e por quanto tempo, pelo menos garante que nas promoções, ninguem que descobrir um metodo ilegal de ganhar num jogo, venha a ganhar nas promoções

tambem eles saberão quais homebrews estaremos usando! Rolling Eyes
STX
STX
Membro

Mensagens : 48
Data de inscrição : 02/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

FAQ - Leia antes de postar! Empty Re: FAQ - Leia antes de postar!

Mensagem por TripleOxygen Qui 03 Fev 2011, 11:25

Atualizado!

@STX
Pergunta 25, 26 e 27! Very Happy
TripleOxygen
TripleOxygen
Admin
Admin

Mensagens : 237
Data de inscrição : 31/01/2011
Localização : Stratosphere

http://www.tripleoxygen.net

Ir para o topo Ir para baixo

FAQ - Leia antes de postar! Empty Re: FAQ - Leia antes de postar!

Mensagem por Poser_Metal Qui 03 Fev 2011, 13:25

A Tectoy sabe que jogos eu jogo?
Sim, o console faz upload de um relatório com quais jogos foram jogados, juntamente com quantas vezes e horário de última execução.

#MEDO
Poser_Metal
Poser_Metal
Novato

Mensagens : 8
Data de inscrição : 01/02/2011
Idade : 64
Localização : Rio de Janeiro

http://www.fissionmailed.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

FAQ - Leia antes de postar! Empty Re: FAQ - Leia antes de postar!

Mensagem por Alberwood Qui 03 Fev 2011, 20:12

Excelente FAQ! Está bastante completo e tirou várias dúvidas sobre o andamento do projeto e das perspectivas... Very Happy
Alberwood
Alberwood
Membro

Mensagens : 24
Data de inscrição : 03/02/2011
Idade : 39
Localização : Guarulhos - SP

http://twitter.com/Alberwood

Ir para o topo Ir para baixo

FAQ - Leia antes de postar! Empty Re: FAQ - Leia antes de postar!

Mensagem por dinhoin Qui 03 Fev 2011, 23:46

Que bom que tem meios de cancelar o envio de formulário Very Happy

ótimo trabalho!
dinhoin
dinhoin
Membro

Mensagens : 63
Data de inscrição : 01/02/2011
Idade : 28
Localização : Gaia :D

Ir para o topo Ir para baixo

FAQ - Leia antes de postar! Empty Re: FAQ - Leia antes de postar!

Mensagem por RAY Qua 05 Out 2011, 13:42

muito legal isso eu gostaria de aprender como desbloquear o meu zeebo e poder executar musicas e emuladores!

RAY
RAY
Membro

Mensagens : 145
Data de inscrição : 03/10/2011
Idade : 26
Localização : osasco SP

http://zeeray.forum-livre.com

Ir para o topo Ir para baixo

FAQ - Leia antes de postar! Empty Re: FAQ - Leia antes de postar!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos