Open Zeebo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PodCast - Vida e Morte do Zeebo

3 participantes

Ir para baixo

PodCast - Vida e Morte do Zeebo Empty PodCast - Vida e Morte do Zeebo

Mensagem por MagnoMedeiros Sex 26 Ago 2011, 10:56

PodCast - Vida e Morte do Zeebo 4712_1


"O Zeebo teve uma vida muito curta e infelizmente pouca gente teve oportunidade de conhecer. Por isso não deixe de escutar o novo eposódio do JogoramaCast onde o Fabio Regis (@fabioluizregis) do Mundo de Descobertas, Leandro Alves (@leandroalves), Nádia (@NadyGames) do Vlog Nady Games tiveram uma interessante conversa sobre o Zeebo com Alberwood (@Alberwood) do Zeeplay e KamatsuKyoto (@KamatsuKyoto) do Gamers Invaders. Relembre o lançamento do Zeebo, conheça seus problemas, seus principais jogos e muitas histórias curiosas e interessantes.

Links relacionados ao episódio
- Fórum Zeebo Club, onde o Alberwood e KamatsuKyoto são moderadores.
- Open Zeebo
- Vídeo do Zeebo Foot Camp beta que o KamatsuKyoto baixou, repare que o jogo está bem incompleto.
- Zeeloucos
- Primeiro comercial do Zeebo para TV
- Suposto ex-funcionário do estúdio ZIS responde a perguntas no Zeebo Club."

http://jogorama.com.br/noticias/4712/jogoramacast-09-vida-e-morte-do-zeebo/


Última edição por MagnoMedeiros em Sex 26 Ago 2011, 11:03, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Links no texto)
MagnoMedeiros
MagnoMedeiros
Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/03/2011
Idade : 35
Localização : Campina Grande, PB

https://gameracademico.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

PodCast - Vida e Morte do Zeebo Empty Re: PodCast - Vida e Morte do Zeebo

Mensagem por RssV Sex 26 Ago 2011, 23:57

Bacana terem convidado Alberwood e KamatsuKyoto. O que mais me irritava nas matérias sobre o Zeebo de blogs generalistas era que a grande parte das críticas revelavam total desconhecimento de seus autores.
RssV
RssV
Admin
Admin

Mensagens : 88
Data de inscrição : 26/01/2011

http://www.zeebobrasil.com

Ir para o topo Ir para baixo

PodCast - Vida e Morte do Zeebo Empty Re: PodCast - Vida e Morte do Zeebo

Mensagem por TripleOxygen Qua 21 Set 2011, 15:06

Até que enfim tirei um tempo para ouvir o podcast... realmente, estou com tempo livre zero para trabalhar no Zeebo ou quaisquer outros projetos (e.g. Cybergame). E não tenho previsão para voltar. :/ Pelo jeito que as coisas andam na cena do Z, não sei se tem muito futuro. Razz

Muito legal o podcast Very Happy Agora entendi o "Texto temporário" Hahahaha. E verdade, até que enfim pessoas que sabem do que falam.

Um "pequeno" rant...

A Zeebo Inc. pisou na bola, várias vezes, e feio. Com certeza esta abordagem de manter o console seco e capado de recursos foi para proteger a plataforma da pirataria, que sempre foi algo que defendiam bastante. Backfired. Isso só enfureceu os usuários e tornou o console... medíocre. Até a Zeebo pagou o preço por essa decisão: nem eles tinham a liberdade que deveriam ter e na própria plataforma. Uma verdadeira bomba.

Esta história do console aparecer no outro dia bricked é ridícula, e simplesmente não existir um mecanismo para o usuário resgatá-lo é absurdo (acho que todos os consoles desta geração têm, o PS3 sei que tem). Além de ser extremamente frágil, não havia meios de consertar. E o pior é que nem a Zeebo podia fazer muito, tinha que apelar para JTAG. Ou seja, a Zeebo está quase no mesmo nível que os usuários em matéria "do que se pode fazer" com o console. E considerando que você gaste alguns reais em um JTAG, pronto, você e a Zeebo Inc. têm o mesmo poder sobre o aparelho. E isso explica o porquê de nenhuma AT conseguir efetuar reparos no console, tendo que mandá-lo para a Z.

Até hoje não entendi o porquê de não terem liberado o slot SD para os usuários. O BREW já vêm com um player de mídia (simples, mas funcional), que reproduz áudio, vídeo e imagens. Para eles, bastava executar uma query SQL no BD da Z-Wheel para adicionar o item no menu que executasse o player. O player faz parte do BREW, não tem nenhum motivo para escondê-lo. Olha que legal, o cara poder escutar música, ver vídeos e ainda fotos na TV, que geralmente é maior que o monitor do PC?!
Foi medo de alguém achar uma falha por aí e entrar no console? Sério? Se for pela potencial viabilização da pirataria, esta também é uma preocupação da MS, Sony e Nintendo, e nem por isso deixam seus consoles à la Zeebo. Na verdade, a preocupação deles é bem maior, o que é Zeebo Inc./Tectoy perto deles?

Comportamento desse tipo, de remoção de recursos/conteúdo e privação do usuário em algo que ele pagou, é morte na certa, vide Sony PS3. E uso de técnicas/tecnologias pouco conhecidas ou novas para alcançar segurança ("se ninguém nunca viu, vai demorar para quebrarem!"), também não funciona, vide MS Xbox.

Outra coisa absurda: a Z Inc. aparentemente não podia assinar as aplicações para rodar no console, tendo que delegar o trabalho ao sistema da Qualcomm. Isso seria mais um empecilho no processo de desenvolvimento de aplicações para a plataforma. No final, não houve muitas empresas interessadas na plataforma, e a maioria dos jogos foram estrangeiros. Muito bom, para um console "brasileiro"...

O Zeebo tinha potencial, tanto no campo de entretenimento como no edu. O hardware nunca foi de ponta, mas poderia ter entregado mais. Foram as decisões e o caminho que os responsáveis trilharam que o levaram a este final.

Bem, foi mais ou menos isso o abordado no podcast, mas queria acrescentar meus 2 cents. Smile

tl;dr
A Z Inc. fez merda e o Zeebo estava fadado ao fracasso. Laughing


De qualquer forma, bacana mesmo. E valeu pela menção ao projeto!
TripleOxygen
TripleOxygen
Admin
Admin

Mensagens : 237
Data de inscrição : 31/01/2011
Localização : Stratosphere

http://www.tripleoxygen.net

Ir para o topo Ir para baixo

PodCast - Vida e Morte do Zeebo Empty Re: PodCast - Vida e Morte do Zeebo

Mensagem por MagnoMedeiros Qua 21 Set 2011, 16:43

O podcast não é de minha autoria.
Eu sou apenas leitor do Jogorama e decidi postar por aqui esse Jogoramacast.

Acho que todos concordamos que "a Z Inc. fez merda e o Zeebo estava fadado ao fracasso".
Comprei o meu foi mais por 'consideração' e 'patriotismo'. As críticas já eram pesadas desde o começo.
Ainda que o projeto fosse interessante, estava em mãos erradas, deu noq deu.
Depois do dia 30/09/2011, já era.

Seria interessante a comunidade(nós) tomar de conta.
Vejo um futuro indie nele.
Algo semelhante ao nD:



Não seria interessante?
Uma plataforma indie nacional.
É o tipo de incentivo que a indústria brasileira precisa, tendo em vista a quantidade de gente querendo trabalhar na área mas que não possui/conhece oportunidade viável.
Muitos apostam nos portáteis, principalmente com o Android.

O primeiro passo é dominar a plataforma.
Oq vier depois é lucro.
O Open Zeebo é a chave, não abandonem o projeto.
Cool
MagnoMedeiros
MagnoMedeiros
Novato

Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/03/2011
Idade : 35
Localização : Campina Grande, PB

https://gameracademico.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

PodCast - Vida e Morte do Zeebo Empty Re: PodCast - Vida e Morte do Zeebo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos